Rock news

Notícias do mundo do Rock.
13 agosto 2019

Santa Cruz – Manifesto Bar, São Paulo – SP – 10 de agosto de 2019

Por Otávio Juliano – Instagram @showsbyotavio

Vindo diretamente da gelada Finlândia, o Santa Cruz surpreendeu positivamente a todos os fãs brasileiros de Hard Rock ao incluir o país na atual turnê de divulgação do vindouro álbum “Katharsis”, a ser lançado em setembro.

É bem verdade que a sonoridade do Santa Cruz vem passando por mudanças desde o segundo álbum de estúdio e principalmente nos últimos meses, levando-se em consideração os singles “Tell Me Why” e “Changing The Seasons”, lançados nesse ano.

Além disso, uma grande transformação em sua formação aconteceu em 2018, com a saída de Johnny, Middy e Taz, que abandonaram a banda e deixaram Archie sozinho como membro original, culminando no cancelamento de uma turnê nos Estados Unidos.

Ainda que o Hard Rock que fez do arrebatador e muito elogiado primeiro disco do grupo – “Screaming For Adrenaline” (2013) não tenha “reaparecido” nos lançamentos que vieram depois, o que se viu no Manifesto Bar, no último sábado, foi uma banda entrosada e cujas canções novas funcionam (e muito) bem ao vivo.

Com um setlist focado bastante em composições que serão incluídas no futuro álbum, como “Bang Bang” e “True Believer”, músicas que você inclusive ainda não encontra em plataformas digitais, apenas em vídeos de shows da atual turnê, Archie Cruz e seus companheiros de banda agitaram São Paulo.

Em pouco mais de uma hora o Santa Cruz teve a certeza de que sua música chegou até o Brasil, pois os fãs brasileiros presentes ao Manifesto Bar cantaram junto e vibraram com Archie. O vocalista aliás não escondeu sua alegria de tocar por aqui e prometeu retornar ao país e incluir o Rio de Janeiro no circuito.

Mesmo com as canções mais recentes fazendo sucesso ao vivo, da metade para o final é que a “coisa esquentou de vez”. “Nothing Compares to You” e o maior sucesso da banda, “Aiming High”, foram executadas, além de faixas de destaque do homônimo álbum “Santa Cruz” (2015) e “Bad Blood Rising” (2017). Em “Aiming High” Archie ainda atendeu o pedido do fã Felipe Garcia e emprestou sua guitarra a ele, para que tocasse juntamente com a banda.

O Santa Cruz agora retorna aos Estados Unidos para mais um show em agosto e na sequência se apresenta em alguns festivais por lá, concentrando-se depois no lançamento de “Katharsis”, seu novo disco. É esperar para ver como ficarão as faixas inéditas em estúdio e aguardar por um breve retorno ao Brasil.

Abertura – Inluzt

Se a noite era para celebrar o Hard Rock, nada melhor do que um expoente genuinamente brasileiro do gênero, o Inluzt. Formada em Jundiaí, no interior de São Paulo, a banda tem batalhado na divulgação de seus dois novos singles, “All She Wants” e “Follow The Leader”.

Ambas as faixas autorais farão parte de um disco que deve ser lançado em breve, seguindo a linha de sonoridade do Inluzt, baseada em ícones do Hard Rock como Mötley Crüe e nomes como Pretty Boy Floyd e Vinnie Vincent Invasion.

Se o que resta é esperar pelo novo trabalho do Santa Cruz, em relação ao Inluzt a expectativa é a mesma, afinal no setlist do show de São Paulo a banda já deu uma amostra do que vem por aí, com canções como “Inluzt Boys”, “One More Night” e “Take Me To The Party”.

 

Agradecimentos ao Erick Tedesco e à Agência On Stage pela atenção e credenciamento da equipe da rádio. Fotos gentilmente cedidas por Rogério Talarico (Metalconcerts.net).

Banda:

Arttu “Archie Cruz” Kuosmanen – vocal e guitarra
Pavel “Pav Cruz” Popov – guitarra
Eemi “Ero Cruz” Lamberg – baixo
Tuomas “Toxy Cruz” Lehtonen – bateria

Setlist:

Changing of Seasons
Bang Bang
Relentless Renegades
True Believer
Tell Me Why
Testify
Drag Me Down (One Direction)
Into the War
Nothing Compares to You
Pure Fuckin’ Adrenaline
I Want You to Mean It
We Are the Ones to Fall
Wasted & Wounded
Aiming High
It’s So Easy (Guns N’ Roses)

WhatsApp chat