Rock news

Notícias do mundo do Rock.
13 fevereiro 2019

Pink Floyd Reunion – “The Wall – O Filme” – Tom Brasil, São Paulo – SP

Pink Floyd Reunion – “The Wall – O Filme” – Tom Brasil, São Paulo – SP
08 de fevereiro de 2019

Por Otávio Juliano – Instagram @showsbyotavio
Fotos por Leandro Anhelli – www.anhelli.com.br – Instagram @anhelli1980

Uma fiel e verdadeira imersão na obra “The Wall”, da banda Pink Floyd. Assim pode ser definida a apresentação ocorrida na última sexta-feira, no Tom Brasil, quando os mineiros do Pink Floyd Reunion promoveram um espetáculo áudio- visual de primeira linha em São Paulo.

O público compareceu em peso e certamente só o nome “Pink Floyd” inserido na chamada do show já seria suficiente para atrair um grande número de fãs, afinal se trata de um dos maiores nomes do Rock Progressivo mundial.

Mas esses mineiros já têm 16 anos de estrada e seu público próprio. Ainda que seja uma banda que presta um tributo ao Pink Floyd, o Reunion vai além de uma simples execução de canções, com seus arranjos originais todos preservados. A ideia é a fidelidade máxima à obra de seus idealizadores e compositores – Roger Waters e David Gilmour.

Não há espaço para improvisos, tudo é minuciosamente preparado, desde a vestimenta dos músicos, do palco, das luzes, destacando-se a sinergia entre banda, orquestra e coral, com as músicas tocadas em sincronia com a execução do filme “The Wall”, originalmente lançado em 1982.

A adaptação do álbum feita para os cinemas conta a história do roqueiro Pink, que perde seu pai na Segunda Guerra Mundial e passa a viver com depressão, tornando-se por vezes agressivo, tendo alucinações que o levam à loucura e a se comportar como um ditador.

Enquanto a banda executa com perfeição a trilha sonora, o filme é projetado no telão central e em dois outros laterais, para que a plateia fique imersa na história, acompanhando cada cena do longa metragem com a música ao vivo sendo tocada no palco.

Em “Another Brick in the Wall, Pt. 2”, um coral de crianças acompanha a banda, enquanto a Fractual Orchesta, liderada pelo maestro Rodrigo Garcia, torna tudo ainda mais bonito de se ver e ouvir ao fundo. Já em “Mother” e na linda “Goodbye Blue Sky” são os afinados violões do vocalista Marcelo e de Fernando que dão o tom.

A qualidade do som e da apresentação é tão grande que por vezes é possível esquecer que se está em um show, parecendo uma transmissão de um filme no cinema. Somente os inúmeros aplausos durante as principais canções trazem o público de volta à realidade: estávamos mesmo em uma apresentação ao vivo das canções do filme inspirado na obra “The Wall”.

Embora duas músicas tenham ficado de fora da trilha sonora original do filme, o Pink Floyd Reunion não deixou de executá-las. Após o término do filme, o vocalista aproveitou para fazer alguns agradecimentos e a banda retornou para o bis, tocando as até então ausentes “Hey You” e “The Show Must Go On”, fechando quase duas horas de apresentação.

O vocalista Marcelo Canaan esteve no estúdio da rádio Kiss FM no dia 04/02, no programa “Rockcast”, e comentou sobre o espetáculo “The Wall” e sobre a sua intenção de perpetuar a obra do grupo britânico por meio do tributo prestado à banda e dos shows do Pink Floyd Reunion.

Com certeza a obra “The Wall” tem sido perpetuada com alto grau de excelência por esses talentosos mineiros. E agora digo isso com conhecimento de causa – Waters e Gilmour ficariam honrados e orgulhosos dessa homenagem brasileira a um dos grandes álbuns do Rock mundial.

Parabéns a todos os envolvidos nesse projeto pela dedicação e qualidade. Quem não foi dessa vez, não deixe de conferir em uma próxima oportunidade.

Agradecimentos a Miriam Martinez e ao Grupo Tom Brasil pela atenção e credenciamento da equipe da rádio.

Banda:

Marcelo Canaan (vocais, guitarras, violões)
Fernando Grossi (guitarras, violões)
Raphael Rocha (vocais, órgão, piano, sintetizadores)
Fernando Nigro (bateria, backing vocais)
Marcelo Dias (vocais, piano, violões, guitarras, saxofone)
Thiago Barbosa (contrabaixo)
Raquel Carneiro (backing vocais, percussão)
Miss Garandi (backing vocais)
Sarah Lugon (backing vocais)
Rodrigo Garcia (maestro – Fractual Orchestra)

 

 

WhatsApp chat